segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Communicare XIV: História da Televisão - Origens e Evolução







Há várias décadas a televisão dita regras e lança tendências em todo o mundo. Sem dúvida, a sua invenção foi um feito revolucionário, o qual influenciou comportamentos, marcou gerações, sendo hoje o meio de comunicação com maior penetração e importância, mesmo depois do advento e popularização da internet.

Assim, como ocorre com todas as grandes invenções, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. Como foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial. Contudo, as primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920, na Inglaterra, Japão e nos Estados Unidos.

No início, a televisão era um artigo de luxo e a imagem de péssima qualidade, toda chuviscada. Porém, com o passar do tempo, assim como acontece com outros de meios de comunicação, ela se popularizou. A tecnologia evoluiu com avanços tecnológicos que nunca mais pararam, o preço da mesma diminuiu e ela conquistou a preferência da população.

Com o passar dos anos, os aparelhos de TV começaram a ser produzidos em larga escala, sendo poucas as pessoas que tinham acesso a ele, tendo em vista que o rádio ainda era o meio de comunicação predominante e os preços ainda eram altos para a maioria da população. 

Para muitos, o grande boom da televisão ocorreu em meados dos anos de cinquenta, quando os eletrodomésticos invadiram os lares dos estadunidenses. Muito embora,  a primeira transmissão em cores que se tem notícia, tivesse ocorrido na década de 1940, com as transmissões esportivas e os primeiros telejornais começando a ganhar destaque.

No Brasil, o acesso à TV começou no mesmo período, com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand que fundou ainda em 1950 a rede Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, que reinou absoluta ao longo de muitos anos. Em termos de vendas, o boom da televisão em nosso país ocorreu seis anos após sua chegada, ou seja, no ano de 1956, quando o país já possuía o expressivo número de 1,5 milhões de aparelhos.

Atualmente, com o uso de novas tecnologias e resoluções, novos aparelhos foram surgindo e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução viraram uma verdadeira mania e as TVs de tela plana, plasma e LCD chegaram ao mercado.

A transmissão digital marca a uma nova era dos meios de comunicação e integra o computador e sua interatividade com a televisão e seu poder de alcance. Nem todos sabem, mas a televisão digital já era estudada e aprimorada desde os anos de 1970, no Japão.  Ela pode ser transmitida via satélite, permitindo uma excelente qualidade da imagem, som e interatividade, as ondas que o televisor recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e fantasmas viraram coisa do passado. O som também acompanha a melhoria das imagens, pois há mais canais de áudio que acompanham a transmissão das imagens.

É inegável a influência da televisão na história do século XX e início do XXI. Quem poderia imaginar que um pequeno aparelho, conseguisse ser tão importante na vida de bilhões de pessoas por todo o mundo.

Muitos dizem ser a mesma uma arma ideológica, que se presta como mais um instrumento de alienação nas mãos dos poderosos. De alguma maneira isso pode até ser verdadeiro, contudo também é indiscutível a sua importância no desenvolvimento da sociedade e compartilhamento de informações entre as pessoas das mais diversas nações.


Luís Fernando Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário