segunda-feira, 6 de maio de 2013

Communicare: a importância da comunicação nas Empresas.






Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa partilhar, participar algo, tornar comum. Desde o princípio dos tempos ela foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. Sendo, uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos com suas línguas nativas, como por exemplo, o português, o inglês, o espanhol, o francês, o japonês entre outros. Já a comunicação não verbal recorre a sistemas de sinais não linguísticos, entre eles o uso das cores, gestos, expressões faciais e imagens, por exemplo, as cores de um semáforo.

Atualmente, a comunicação é fundamental em nossas vidas, não importando o nível hierárquico que a pessoa faça parte ou a sua condição social. Estamos conscientes de que tudo está interligado, se comunicando. Sendo que podemos nos comunicar de diversas maneiras, além do uso das palavras, nossas roupas, nossos comportamentos, nossos olhares e nossas entonações também são exemplos de estabelecer continuamente a comunicação com os outros.

Seguindo essa tendência, a empresa, como uma organização que trabalha com pessoas e se desenvolve na esfera social está totalmente afetada pela comunicação. Na verdade, ela representa um papel central dentro das organizações. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito, assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais, pois as empresas hoje enfrentam um mercado muito dinâmico e competitivo, com mudanças contínuas e inovações constantes. Nesta situação é necessário além de ter um bom produto, possuir sistemas de informação adequados para divulgá-lo ao mercado. E nesse sistema todos são importantes, desde o mais humilde colaborador até o mais alto executivo.

Antes, falava-se da comunicação interna e externa, no entanto, as organizações modernas não fazem essa distinção. Porque as empresas redescobriram a pólvora chegando à conclusão óbvia que a melhor propaganda ainda é aquela feita boca a boca. Um colaborador feliz com seu salário e ambiente de trabalho, com certeza fará um excelente marketing da empresa junto a seus familiares e amigos ao redor, sendo que estes propagaram para outros, criando assim uma rede de comunicação e propaganda simples e com sucesso garantido.

Além disto, as organizações precisam aprender a se comunicar com a sociedade usando os múltiplos canais existentes como a internet, celular, TV interativa, entre outros. Interagindo assim com os seus colaboradores, clientes e mercado consumidor em geral.

O tempo mostrou que os sistemas não são nada sem o uso da inteligência que permite isolar e escolher as informações necessárias e importantes do que é supérfluo. E é aí que as grandes organizações mostram o seu potencial e a sua capacidade de sintetizar o capital intelectual da empresa de maneira inteligente para ganhar o mercado.

A comunicação é uma ferramenta básica no funcionamento das organizações, seja no âmbito interno com seus colaboradores, seja na sua relação com o externa com os seus clientes. E somente as empresas que colocam a comunicação como um dos pilares de seu funcionamento, podem enfrentar os grandes desafios de um mundo tão feroz e competitivo, estabelecendo-se assim como uma das líderes do mercado em que atua.


Luís Fernando Bruno

2013

Um comentário: