sexta-feira, 7 de março de 2014

Communicare XVII: O Telefone Celular







A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em três de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Motorola. O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo e média de 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de conversa.

Atualmente, os telefones celulares tornaram-se uma necessidade para muitas pessoas ao redor do mundo. A capacidade de se manter em contato com a família, amigos, colegas de trabalho e acesso a internet (e as suas redes sociais), são apenas algumas das razões para a crescente importância dos mesmos para a humanidade. Hoje, os aparelhos são capazes não só de receber e fazer chamadas telefônicas, como também armazenar dados, tirar fotos e fazer filmagens. São utilizados também pelos quem curtem um bom jogo virtual, além disto, os mais modernos podem ser usados até como GPS, para citar apenas algumas das opções disponíveis.

Quando os telefones celulares foram introduzidos pela primeira vez ao público, eles eram grandes, volumosos, caros e alguns até mesmo exigiam uma unidade de base que tinha que ser transportada junto com o telefone. Outro grande problema enfrentado, geralmente, pelos primeiros celulares era a qualidade na recepção, pois ele só funcionava em locais onde o sinal fosse particularmente forte.

Com o avanço das novas tecnologias, o telefone celular foi se modernizando a passos gigantes, com isto o seu manuseio e transporte tornaram-se bem menos problemáticos. Sendo que, atualmente, a recepção dos celulares tem melhorado muito (apesar de ter que evoluir muito ainda), devido à utilização de satélites e serviços sem fio. Tornando-os, assim, simples de usar, sendo que a importância do mesmo só fez aumentar.

Os telefones celulares são a maneira perfeita para ficar em contato com os demais e proporcionar ao usuário uma sensação de segurança. Em caso de emergência, ter um celular por perto permite que a ajuda se encaminhe rápido até você, podendo salvar vidas.

Além disto, a importância dos celulares vai além da capacidade de fazer ou receber chamadas telefônicas. Os usuários podem enviar instantaneamente dados para a casa ou escritório, sendo que estes podem ser facilmente transferidos para um PC ou laptop.

Os fabricantes produzem uma grande variedade de modelos, dos mais variados preços. Tem para todo gosto e condição financeira. As opções disponíveis vão desde um celular básico, usado simplesmente para fazer chamadas, até os aparelhos com as tecnologias mais avançadas, os quais podem realizar, com mais praticidade e agilidade, diversas tarefas que um computador pessoal faria.

 Ao longo dos últimos anos, com os benefícios crescentes trazidos pelas novas tecnologias, o uso dos telefones celulares tornou-se quase uma necessidade para a grande maioria das pessoas, mesmo nos lugares mais remotos do globo terrestre.

Sem dúvida alguma, a invenção do telefone celular foi uma das melhores coisas que aconteceram na era da informação. Sendo estes acessíveis e fáceis de usar, tornaram-se um símbolo de status, além do conforto e segurança que vem de possuí-los.


Luís Fernando Bruno

2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário