sábado, 22 de fevereiro de 2014

Communicare XVI: A Telefonia Fixa







O telefone, maravilhosa invenção que tanto auxílio presta ao homem e que trouxe ao mundo uma grande parcela de progresso, é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.

Muito embora, historicamente, Alexander Graham Bell, cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell,  tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso Nacional dos Estados Unidos. No entanto, Graham Bell é considerado o verdadeiro pai da telefonia.

O novo invento foi apresentado na Exposição de Filadélfia, em 1876, onde causou grande sucesso. A invenção causou como era de se esperar, entusiasmo mundial e logo Bell conquistou o status de grande celebridade recebendo vários prêmios e honrarias.

Esse aparelho revolucionário, presente nos lares das grandes nações, onde nos acostumamos a usá-lo todas as vezes que desejamos conversar com pessoas que se encontram distantes, representou o sonho de milhares e milhares de seres humanos durante muito tempo.

Logo após a invenção, o telefone era muito caro e existia em poucos países. Com o passar das décadas ele foi se popularizando e após melhorias passou a haver novos aparelhos que possibilitaram ligações interestaduais,  depois de algum tipo foi possível realizar as ligações internacionais que ocorriam por fios submarinos.

Surgiram também os telefones públicos ainda na década XIX, no qual tinha uma recepcionista que fazia a cobrança da ligação e ajudava aqueles que não sabia manusear o telefone. Os telefones públicos já possuíram fichas, substituindo assim o dinheiro, alguns anos depois estas foram substituídas pelo cartão que possibilitou as ligações interurbanas.
 
Conta à história que o Imperador D. Pedro II, quando da sua visita aos Estados Unidos da América do Norte, em 1876, visitando a Exposição de Filadélfia, ficou maravilhado com a nova invenção.

No Brasil o primeiro telefone foi construído para D. Pedro II, no Rio de Janeiro, por volta de 1879, nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, sendo instalado no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje, Museu Nacional.

Então, foi autorizada a organização da Cia. Telefônica Brasileira através do Decreto Imperial nº 7.539, sendo que a cidade do Rio de Janeiro contava com cinco centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, também funcionando a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis. Logo após foi inaugurado o primeiro cabo submarino para ligações nacionais entre Rio de Janeiro e Niterói. Nessa época, 75% dos telefones instalados no país pertenciam ao Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company e, o restante, distribuía-se por outras 50 empresas menores.

Durante o passar dos anos, muitas evoluções ocorreram nos sistemas telefônicos tradicionais, as quais se difundiram pelo mundo, fazendo com que em 2012 fosse atingido um total de 1,2 bilhão de linhas telefônicas.

Para se comunicar através da telefonia fixa é necessário um terminal telefônico, o popular telefone, que é o aparelho utilizado pelo assinante. Podendo existir desde um único terminal, até um sistema telefônico privado como um PABX para atender a uma empresa com seus ramais ou um call center. Um terminal é geralmente associado a um assinante do sistema telefônico. Existem também os Terminais de Uso Público conhecidos popularmente como orelhões.

A Rede de Acesso é responsável pela conexão entre os assinantes e as centrais telefônicas. São normalmente construídas utilizando cabos de fios metálicos em que um par é dedicado a cada assinante. Este par, juntamente com os recursos da central dedicados ao assinante é conhecido como acesso ou linha telefônica.

Para que um assinante do sistema telefônico fale com o outro é necessário que seja estabelecido um circuito temporário entre os dois. Este processo, que inicia com a discagem do número telefônico do assinante com quem se deseja falar, é denominado chamada ou ligação telefônica.

As operadoras de telefonia fixa fornecem dois tipos de serviço: o Local é aquele destinado à comunicação entre dois terminais fixos em uma área geográfica contínua de prestação de serviços; já o serviço de Longa Distância Nacional é aquele destinado à comunicação entre dois terminais fixos situados em áreas locais distintas no território nacional.
  
Na atualidade, a rede telefônica instalada passou a ser utilizada também para prestação de outros serviços de comunicação de dados e acesso a Internet, principalmente o acesso banda larga, como forma de maximizar as receitas pela agregação de serviços de valor diferenciado.


Mesmo assim, apesar de todos os esforços para implantar e modernizar os serviços de telefonia fixa, tanto no Brasil como na maioria dos outros países do mundo, o avanço tecnológico e a oferta de serviços móveis (celulares), têm sido responsáveis pelo baixo crescimento e até mesmo pela redução do número de acessos a telefonia fixa ao longo dos últimos anos.


Luís Fernando Bruno
2014 

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