terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao Mestre com Carinho!







Hoje estou aqui para homenagear um profissional que todos nós conhecemos: o Professor.

Por definição simplista, Professor ou Docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Sendo que para o exercício dessa profissão, requerem-se qualificações acadêmicas e pedagógicas para que consiga transmitir e ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

Certa vez, em visita a casa de familiares, o assunto professores veio à tona. É muito interessante ouvir o pessoal de gerações anteriores conversando sobre os mestres de antigamente, de como eles eram tratados com respeito, tanto pelos alunos, como pela sociedade em geral. Alguns desses eram considerados rigorosos e outros mais benevolentes, mas todos profissionais bem preparados e dedicados, exemplos de pessoas de grande dignidade humana.

Abrindo novos horizontes, os mestres davam formação aos alunos e não apenas informação. Era uma época na qual as desigualdades sociais não eram tão acentuadas e dramáticas como hoje. E, independentemente de serem ricos ou pobres todos tinham oportunidade de demonstrar o seu valor, o que importava era estudar e ser aplicado. Ainda não havia o consumo de drogas nas escolas e muito menos alunos armados ou agressões contra os professores.

Hoje em dia, infelizmente há um desprestígio do ofício de professor, essa profissão tão importante e pouco valorizada no Brasil e nos países latino americanos de uma maneira geral. As grandes desigualdades sociais, famílias desestruturadas não impõe limites aos filhos (os alunos), os quais quando chegam à sala de aula, não tem respeito nenhum pelo professor ou pelos colegas de classe.

Baixos salários, condições e instalações de trabalho inadequadas, salas superlotadas são apenas alguns exemplos das situações que os professores têm que enfrentar atualmente.

Apesar de tudo isto, o professor busca dentro de si forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, tensão, falta de tempo e todos os outros obstáculos impostos para eles no exercício diário da profissão.

Por estes motivos admiro os professores do passado, os atuais, bem como as pessoas que tem o sonho de seguir essa honrosa profissão no futuro.

Ser professor é formar gerações, propiciar o questionamento e abrir as portas do saber para o ser humano. Espero que chegue o dia no qual este profissional volte a ter seu devido valor reconhecido porque qualquer nação desenvolvida deve saber valorizar aqueles que semeiam o conhecimento.


Feliz dia dos Professores!


Luís Fernando Bruno

2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário