terça-feira, 30 de abril de 2013

Caráter e Livre-arbítrio!







Falar sobre relacionamento humano é sempre complicado, pelo fato de não existirem verdades absolutas. A visão de um mundo maniqueísta, em minha opinião é completamente equivocada, sendo que todos nós temos um pouco de anjo e de demônio.

Contudo, cada um tem seu traço de personalidade característico, isto é inegável. Outro fator que não pode ser deixado de lado é o nosso direito de livre escolha, reinante na maioria dos países civilizados, exceto em algumas ditaduras.

Então, podemos relacionar o caráter que é um conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo ou um grupo. Sendo uma qualidade inerente a uma pessoa desde o seu nascimento, refletindo o seu modo de ser. Com o  livre arbítrio que é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Onde todos agem de acordo com seus próprios valores, crenças e expectativas.

Seres humanos não são estáticos. Hábitos e comportamentos mudam com o tempo. O que era tabu ontem, hoje pode ser considerado a coisa mais normal do mundo e vice-versa. Só uma coisa não muda em toda e qualquer situção, o caráter, este você tem ou não, pouco importando as revoluções culturais, religiosas, políticas ou sexuais que o mundo atravesse.

Vendo dessa maneira parece ser fácil não é mesmo? Nada disto. O relacionamento humano é bem mais complicado do que imaginamos. E, não são poucas às vezes em que nos sentimos traídos por aqueles que considerávamos melhores amigos.

E o que fazer quando somos magoados por pessoas que nos decepcionaram? Continuar agindo de maneira idonea e correta, ou pagar na mesma moeda?  A traição é difícil de ser superada e o sentimento de vingança contra o traidor parece impossível de ser controlado.

Mas assim é a vida, impossível dar sinal avisando que vamos  descer na próxima estação. Então, qual a única maneira de amenizar o sofrimento de uma possível traição? A resposta é simples, devemos parar de criar expectativas exageradas sobre as outras pessoas. Entendendo que cada um tem seu  próprio ponto de vista sobre a vida, sendo que a maneira de encará-la nem sempre é igual.

Há pessoas que são verdadeiros lobos em pele de cordeiro, fingindo a inocência de uma pomba, mas prontas para dar o bote como uma cobra. Por isto não é conveniente, antes de conhecer muito bem a pessoa, você abrir o seu coração. Escancarar a sua vida como uma casa aberta durante a noite, um verdadeiro convite para os ladrões, tornando as  probabilidades de um assalto  enormes.

Se você compartilhou um  segredo com algum suposto amigo e este  logo o revelou aos outros, ele não te traiu e sim agiu de acordo com seus próprios valores, ou seja, nunca teve caráter.

Então devo desconfiar de tudo e de todos? Claro que não. Mas da próxima vez tenha critérios nas escolhas dos seus amigos. Raciocine antes de dizer para alguma pessoa o que ela provavelmente contará para todo mundo. Quando for necessário não se arrisque e fique de boca fechada, siga o velho ditado de que em boca fechada não entra mosquito. Às vezes é melhor ficar calado e não vir a sofrer uma traição.

A pessoa apaixonada dever ter cuidado redobrado porque o amor acaba por cegá-la e ela deposita muita confiança em quem realmente não merece. Portando-se como uma inocente pomba, pronta para ser abatida por uma  traiçoeira serpente.

Pensando bem ninguém te trai. Você é traído por suas próprias ideias e impressões erradas de outrem, saindo magoado de uma situação que a sua própria ingenuidade criou.

Procuremos sempre agir com cautela porque por mais tempo que conheçamos uma pessoa, jamais saberemos verdadeiramente o que se passa em sua mente e no seu coração. Não se esqueça que você é o responsável por seu destino e por escrever a sua história. Não coloque a responsabilidade por sua felicidade ou tristeza na conta de outra pessoa. Deus te deu a inteligência e a capacidade de raciocínio, sendo sua obrigação colocar a mão na consciência e usá-las da melhor maneira possível.


Luís Fernando Bruno

2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prioridades!







Alguna vez haz pensado en cómo tratar a las personas que están a tu alrededor? A veces maltratamos a nuestros seres queridos y damos más atención a la gente que nos molesta.

Te haz preguntado si existe alguna persona sin la cual no podrías vivir? Si tu respuesta es no, piensa en ello. Recuerdas a aquella persona que hace todo por ti? Cuando estás triste llora contigo y en la felicidad, comparte su alegría? Que aún cuando estaba lleno de cosas que hacer siempre reservaba un poco de tiempo para hablar contigo? Una persona que siempre está ayudandote y te apoya en todo. Esta persona con seguridad te quiere mucho!

Ahora piensa: Qué has hecho por esta persona? Le haz prestado la atención que merece? Escuchas cuando te necesita? Después de todo, tu te preocupas por ella de la misma manera que ella se preocupa por ti?

A veces, sin querer maltratamos a las personas que verdaderamente nos interesa, porque estamos demasiado ocupados con la gente que "no merece" nuestro afecto. Piensa en ello, porque un día esa persona puede alejarse de ti, y el deseo no será suficiente para traerla de vuelta!


Traducción: Luís Fernando Bruno

Corrección ortográfica: Romina Vicensini

Texto: Gabriela Bardini
2013


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vencedores!






Durante toda a nossa vida vivemos em uma constante batalha diária. Daí vem à importância de estarmos em paz com a nossa consciência, sendo que com isto, além de vivermos dignamente, proporcionamos o melhor para as pessoas ao nosso redor. O importante é que tenhamos grandes sonhos e trabalhemos duro  a fim de realizá-los. Porque quanto maior for à luta, mais gratificante e saborosa será a vitória.

Desistir jamais, lutar sempre, este é o único caminho a seguir para conseguir vencer, ou seja, enfrentar os nossos medos e fobias. Sim, a vida é dura, mas fazendo o nosso melhor, acreditando em nosso potencial e em nossas virtudes, nada poderá nos deter em busca de nossos objetivos. Lutar é para os fortes e é questão de tempo para que realizemos os nossos sonhos. Não desanimar até conseguir é a chave para o sucesso.

Tenhamos a firme esperança de cumprir com êxito todas as nossas metas, tendo no horizonte o objetivo a ser alcançado. E que a fé que carregamos dentro do peito, seja a turbina a nos impulsionar rumo ao sucesso. Estejamos cientes de que a luta não vai ser fácil, obstáculos serão enfrentados pelos caminhos da vida. Mas, vislumbrando o futuro, as lágrimas que hoje caem dos nossos olhos, amanhã lavaram nossa alma, apagando de nossa vida todas as tristezas de um passado não muito feliz.

Chegou a hora de levantar, arregaçar as mangas e lutar pelos ideais de um mundo melhor. Justificar sua passagem aqui na Terra com muita luta e disposição. Lutar para construir um mundo melhor para nós e nossos descendentes. Fazer com que nossa existência tenha algum valor, afinal, fomos escolhidos por Deus para sermos Vencedores,  construindo um mundo melhor, digno e mais justo para todos.


Luís Fernando Bruno

2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Viva la Vida!






La vida es un regalo de Dios para nosotros y la tenemos que vivir con toda dignidad. A lo largo de nuestra breve existencia, experimentamos momentos de alegría, tristeza, entusiasmo, decepción, enfermedad y salud. En algunas ocasiones, la vida puede parecer cruel. Sin embargo, somos los capitanes de nuestro barco y debemos llevar la nave hacia puerto seguro.

Hoy en día, vivimos en una sociedad muy competitiva y egoísta, con un buen número de personas que ya han perdido la esperanza en un futuro mejor, hecho generado por las falsas expectativas creadas en nuestra imaginación, la existencia de un mundo perfecto y utópico.

No todo es amor y flores, tampoco existe un manual de instrucciones; la vida viene con un paquete completo, en el que de un lado de la moneda está el amor, la alegría, la victoria, y del otro lado la decepción, la tristeza y la Muerte. Se compone de inolvidables momentos de optimismo y euforia, así como otros de dolor y fracasos.

Así es la vida y tenemos que adaptarnos y aceptarla tal como es. Debemos estar debidamente preparados y capacitados para que cuando nos encontremos con un nuevo obstáculo, tengamos los medios para superarlo de la mejor manera posible. Usando las habilidades que tenemos, que están siendo pulidas durante nuestra estadía en este mundo, no será tan difícil de lograr.

Dolorosas derrotas son una gran oportunidad para repensar nuestra forma de vivir la vida. Hay obstáculos que superar. Las tormentas pueden venir con fuerza, pero con el tiempo se disiparán y desaparecerán.

Los desafíos sólo hacen que la gente sea más fuerte, entonces debemos aceptarlos, hacerles frente y superarlos. Teniendo en mente pensamientos positivos. Nos sorprenderemos de nuestra fuerza interior y de nuestra facilidad para resolver un problema dado, aunque haya sido imposible de resolver.

Tengamos siempre en cuenta que a veces las mejores oportunidades vienen disfrazadas de problemas. Lo que importa es saber que casi siempre existe una solución para ellos. Nunca te rindas, después de todo, con Dios en el corazón, somos siempre vencedores.


(Corrección ortográfica: Romina Vicensini)

Luís Fernando Bruno

2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Viver a Vida!






A vida é um dom de Deus para nós e tem que ser vivida com toda dignidade. Durante toda a nossa breve existência, passamos por momentos de alegria, tristeza, euforia, decepção, doença e saúde. Em algumas ocasiões, ela pode até parecer cruel. Contudo, você é o timoneiro de sua embarcação e tem que levá-la rumo a um porto seguro.

Hoje em dia, vivemos em uma sociedade muito competitiva e egoísta, o que leva um bom número de pessoas a perder a esperança em um futuro melhor, fato este gerado pela falsa expectativa criada em nossa imaginação, da existência de um mundo perfeito e utópico.

Nem tudo é amor, não são somente flores e nem existe um manual de instruções, a  vida vem com um pacote completo, no qual de um lado da moeda existe  o amor, a alegria, a vitória e do outro a desilusão, a tristeza e a morte. Ela é composta tanto por momentos inesquecíveis de otimismo e euforia, bem como outros dolorosos  e de fracassos.

A vida é assim e temos que nos adaptar e aceitá-la como ela é. Devemos estar devidamente preparados e capacitados para que quando nos depararmos com um novo desafio, tenhamos os meios necessários para superá-lo da melhor maneira possível. Usando as habilidades que possuímos, as quais vão sendo lapidadas durante nossa estadia neste mundo, isto não será tão difícil de ser alcançado.

Derrotas doloridas são grandes oportunidades para repensar a forma como vivemos a vida. Obstáculos existem para serem vencidos. Tempestades podem vir com força, mas uma hora elas se dissipam e vão embora.

Os desafios só tornam as pessoas mais fortes, então, devemos aceitá-los, enfrentá-los e vencê-los. Tendo sempre em mente pensamentos positivos. Surpreendendo-nos com a nossa força interior e facilidade para resolver determinado problema, outrora, impossível de ser solucionado.

Tenhamos sempre em mente que muitas vezes, as melhores oportunidades vêm disfarçadas de problemas. E o que importa é sabermos que quase sempre existirá uma solução para o mesmo. Desistir jamais, afinal com Deus no coração, somos vencedores desde sempre.


Luís Fernando Bruno

2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aparências, nada Mais!






É comum em nossas vidas, não gostarmos de uma determinada pessoa, mesmo sem conhecê-la pessoalmente, apenas por causa de sua aparência, como se ela sozinha fosse capaz de demonstrar a personalidade de alguém. Com isto, muitas vezes, perdemos a oportunidade de nos relacionarmos com pessoas maravilhosas, sem saber como ela realmente é por dentro, não conhecendo as suas ideias e pensamentos.

Não podemos deixar de conhecer e muito menos julgar uma pessoa, seja por ela gostar de um determinado estilo musical, ou por não gostar de suas roupas ou coisas do tipo, porque isto não define caráter ou personalidade de ninguém.

Temos que ter em mente que o importante em uma pessoa  não é sua aparência exterior e sim  o seu interior, os seus sentimentos, sua maneira de pensar e agir. Infelizmente, desde a infância, mesmo que involuntariamente, somos levados a analisar as pessoas por sua aparência exterior. E muitas vezes, justamente as pessoas que nos parecem mais desagradáveis, bravas, alienadas, entre outras características ruins, são as que mais têm ensinamentos de vida para nos passar.

Então, antes de julgarmos as pessoas ou criticá-las, conheçamos primeiro os seus sentimentos, atitudes e pensamentos. Aprendendo a aceitar as pessoas como elas realmente são. Somos todos diferentes, seres humanos únicos e o relacionamento com pessoas novas só nos faz bem. Permitindo que abramos o horizonte para novas ideias, costumes e estilos de vida diferentes, acrescentando com isto muita experiência as nossas vidas.


Luís Fernando Bruno

2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Después de la lluvia!






Las nubes llegan y cae la lluvia,
como un grito, un dolor sin fin.
No se ve ninguna luz al final del tunel,
sólo gritos fuertes de desesperación.

Un dolor que hace doler el alma,
dentro de un corazón triste,
son sentimientos que conducen hasta llegar 
a las lágrimas, matando a todas las ilusiones.

Oímos gritos de dolor,
profanando el alma pura,
otro corazón roto
murió un gran amor.

Pero el mundo gira y
un amor nuevo que aparece,
nos ilumina la existencia,
la perfuma y la llena de flores.

Y es asi que el viento se lleva la lluvia,
y con el sol se impone una nueva pasión.
Ahora reina la felicidad y la alegría,
es el momento de soñar de nuevo, ganó el amor.


(Corrección ortográfica: Romina Vicensini)

Luís Fernando Bruno

2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Doce Menina, de Botão a Flor!






Ela anda pela rua com seu jeito de moleca,
admirada e desejada por todos os homens.
Indiferente aos olhares ela sorri e graceja,
com seu corpo de mulher e alma de menina.

Seu quarto ainda é cheio de bonecas,
mas o amor já brota em seu coração.
Já sente o  desejo fluir do seu corpo,
 doce menina pura cheia de ilusão.

Sua vida é como um carnaval, com suas fantasias,
perfume de flor na primavera, brilho do sol no verão.
Tudo para ela é maravilhoso sempre com sua alegria,
ignorando as mazelas dos invernos e suas nostalgias.

Contudo, eis que de repente, quase que acidentalmente,
cresceu a doce menina, agora uma linda mulher lascívia.
Coração já não tão cheio de sonhos, ainda acredita no amor,
agora vê a vida com outros olhos, bem vinda ao mundo real.

Luís Fernando Bruno                                               
2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jesus, Meu Porto Seguro!













Embora tudo pareça conspirar ao contrário
aparentando céus escuros ao redor de mim.
A força que sopra ao meu favor é mais forte,
pois tenho a proteção de Jesus, o Salvador.
Que me protege nos dias bons e de calmaria
 e me acalenta nas tormentas dos dias ruins.

Às vezes sinto minha alma triste e até pequena,
meu coração chora por tanto fraquejar e vacilar.
O corpo inteiro treme é grande a minha fraqueza
 porque não compreendo que Ele sempre está lá.
Meu guardião onipresente, verdadeiro reis dos reis
salve a grandeza do meu protetor, o Leão de Judá.

Apesar de ser cristão e andar com toda confiança,
os enigmas da vida por vezes me fazem estremecer;
como um marujo  em alto mar temendo o naufrágio do
navio, apavorado com medo de porventura tudo perder.
Maior é meu Jesus e coloco nele toda a minha Confiança,
porque sei que no final, com Ele, todo mal posso Vencer!

Luís Fernando Bruno                                               

2013
 



segunda-feira, 8 de abril de 2013

El León de Judá!








A veces todo parece estar perdido
y el cielo está oscuro a mi alrededor.
Pero la fuerza que sopla a mi favor es más fuerte
porque tengo la protección de Jesús mi Salvador.

Aunque tengo una vida pura y cristiana,
los enigmas a veces me hacen estremecer.
Pero grande y poderoso es mi Jesús,
ya su lado todo el mal es derrotado.

A veces siento mi alma muy triste,
mi corazón llora por mi cobardía.
Me olvido de que él siempre está de mi lado,
mi gran protector, el León de Judá!


(Corrección ortográfica: Romina Vicensini)

Luís Fernando Bruno                                               
2013

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Universo Paralelo







Ele se sentia perdido, como não pertencesse aquele mundo,
como se sua vida não fosse ali ou em qualquer outro lugar.
Um deslocado, não pertencendo nem ao norte e nem ou sul,
verdadeiramente um demônio no céu e um  anjo no inferno.

No entanto, ele não poderia fugir daquele mundo triste e cruel
tinha que viver, sonhar, amar, sofrer, chorar como todos nós.
Passou a não dar muita importância para o que os olhos viam
resolveu apostar somente no que realmente valeria à pena.  

Talvez pareça uma grande idiotice, mas era a sua verdade,
realidade confusa em um mar dúbio de verdades e dúvidas.
E assim foi tocando a vida, em meio às razões e sentimentos,
viver sem ser vilmente manipulado, este é seu grande intento.


Luís Fernando Bruno                                               
2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Detalhes da Língua Portuguesa: “Onde” ou “Aonde”?







Frequentador assíduo que sou das redes sociais, por muitas vezes já recebi mensagens de amigos estudantes, nas quais os mesmos comentam que acompanham as postagens do blog. Alguns até comentam que utilizam os textos como base de pesquisas para trabalhos escolares e afins. Então, a fim de auxiliá-los, resolvi escrever, eventualmente, textos que podem vir a esclarecer algumas dúvidas, sobre regras básicas da língua portuguesa que por vezes passam despercebidas.

Vamos começar com a utilização correta das palavras “Aonde” e "Onde" que são usadas em nosso cotidiano, nem sempre da maneira correta. Aliás, é comum o emprego errado das mesmas.

Porém, a explicação para o uso correto das mesmas não é tão complicada assim: “onde” indica uma ação estática, um lugar fixo no qual você foi, esteja ou pretenda ir, como por exemplo: "onde você estava no domingo?" ou "onde você ficou quando foi ao Rio de Janeiro?” Notem que não existe movimento e “onde” representa um lugar em que a pessoa se encontrava.

Já, ao contrário, quando dizemos "aonde", o conceito de estar parado não existe, ou seja, a palavra indica ação em movimento. Exemplos: "aonde você pensa que vai?" ou "aonde você foi ontem à tarde?

É importante observarmos que o fator determinante para a distinção das duas funções é o uso dos verbos "ficar"  e "estar", no caso de “onde” e "ir" no quando nos referimos a “aonde”. Sendo que os verbos "estar"  e "ficar" denotam uma ação estática quando alguém está ou fica em algum lugar. Em contrapartida o verbo "ir" denota uma ação de movimento, ou seja, alguém foi, vai ou irá a algum lugar, logicamente se movimentando para isso. Então, no primeiro caso deve-se usar "onde" e no segundo "aonde". Convenhamos que realmente não é tão difícil assim distinguir o uso correto das duas palavras.

Contudo, se você ainda está em dúvida, aconselho a não utilizar a palavra “onde” desnecessariamente, substituindo-a quando possível for por palavras correspondentes como: "em que" e "no qual” ou “na qual". Viu só como é fácil, desta maneira sua probabilidade de se confundir com os termos diminuirá bastante.

Espero que essa pequena dica tenha sido útil, quantas vezes nos deparamos com ela não é mesmo? Confesso que até eu acabo ficando em dúvida (risos). Bom, é isto aí e logo publicaremos mais dicas do gênero.

Luís Fernando Bruno                                               
2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Uma boa prosa: Política e Politicagem.






Geralmente, lembramos da política, apenas em época de eleições quando na verdade a praticamos diariamente, desde antes do nascimento, no ventre materno, até a nossa morte. Passando pelas relações interpessoais nos estudos, nas amizades, nas relações familiares, amorosas, entre tantas outras.

Quando falamos em política voltada para o bem comum, podemos defini-la como atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo, para alcançar determinados objetivos que atenderão as necessidades destes. A utilização do termo passou a ser popular quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente “Política”.

Já a politicagem é a corrupção da atividade política, quando o aparelho estatal é utilizado para atender os interesses de indivíduos pertencentes a certos grupos dominantes ou classes sociais privilegiadas. Enganando e manipulando a maioria da população para o benefício de poucos. Pode ser chamada de “Política Suja”, na qual são usados meios não muito ortodoxos para que alguns levem à famosa “vantagem” sobre outros que não são apadrinhados e não fazem parte dela.  

Quem de nós, já não acompanhou durante uma campanha eleitoral, determinado candidato atacar outro de todas as formas e maneiras possíveis, não hesitando em nenhum momento em se referir a ele como um mau candidato, sem propostas e incapaz para assumir o cargo para o qual concorre. Muitas vezes até a honra do adversário é atacada de maneira vil e leviana. Mas, passado o pleito eleitoral vem à grande surpresa, o ex-oponente, antes espelho do mal, agora é a melhor das pessoas. Um cidadão sem nenhuma mácula, ou falha, um anjo em vida na Terra.

Não é que o candidato derrotado deva ser levado para o paredão, a fim de ser fuzilado junto com os seus, contudo é no mínimo estranho você votar em alguém que tenha determinada proposta e passada as eleições ele se aliar justamente ao seu opositor, o qual segue uma corrente política totalmente antagônica a sua. 

A Politicagem cheira a maquinações mesquinhas, a vulgaridade, oportunismo e a ausência de ideais. Quem usa deste artifício fica marcado na história, não passando uma boa imagem, sendo ela é um subproduto maquiavélico da política.

Podemos concluir que um bom político não precisa usar destes artifícios. Ele foi eleito pela maioria da população, da qual tem o apoio irrestrito e tem como missão atender aos cidadãos que o elegeram. Ser o líder que conduzirá a sua cidade, estado ou país, administrando corretamente os bens públicos que são dos seus eleitores, bem como dos cidadãos em geral. A política tem que ser utilizada para o bem comum, facilitando o desenvolvimento integral de toda a sociedade.


 Luís Fernando Bruno                                               
2013