Comunicação
é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa partilhar, participar algo, tornar comum. Desde o princípio dos
tempos ela foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração,
instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Quando a comunicação se realiza
por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. Sendo,
uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos com suas línguas nativas,
como por exemplo, o português, o inglês, o espanhol, o francês, o japonês entre
outros. Já a comunicação não verbal recorre a sistemas de sinais não
linguísticos, entre eles o uso das cores, gestos, expressões faciais e imagens,
por exemplo, as cores de um semáforo.
Atualmente,
a comunicação é fundamental em nossas vidas, não importando o nível hierárquico
que a pessoa faça parte ou a sua condição social. Estamos conscientes de que tudo
está interligado, se comunicando. Sendo que podemos nos comunicar de diversas
maneiras, além do uso das palavras, nossas roupas, nossos comportamentos,
nossos olhares e nossas entonações também são exemplos de estabelecer
continuamente a comunicação com os outros.
Seguindo
essa tendência, a empresa, como uma organização que trabalha com pessoas e se
desenvolve na esfera social está totalmente afetada pela comunicação. Na
verdade, ela representa um papel central dentro das organizações. Uma boa
estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito,
assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais, pois as
empresas hoje enfrentam um mercado muito dinâmico e competitivo, com mudanças
contínuas e inovações constantes. Nesta situação é necessário além de ter um
bom produto, possuir sistemas de informação adequados para divulgá-lo ao
mercado. E nesse sistema todos são importantes, desde o mais humilde
colaborador até o mais alto executivo.
Antes,
falava-se da comunicação interna e externa, no entanto, as organizações
modernas não fazem essa distinção. Porque as empresas redescobriram a pólvora chegando
à conclusão óbvia que a melhor propaganda ainda é aquela feita boca a boca. Um
colaborador feliz com seu salário e ambiente de trabalho, com certeza fará um
excelente marketing da empresa junto a seus familiares e amigos ao redor, sendo
que estes propagaram para outros, criando assim uma rede de comunicação e
propaganda simples e com sucesso garantido.
Além
disto, as organizações precisam aprender a se comunicar com a sociedade usando
os múltiplos canais existentes como a internet, celular, TV interativa, entre
outros. Interagindo assim com os seus colaboradores, clientes e mercado
consumidor em geral.
O
tempo mostrou que os sistemas não são nada sem o uso da inteligência que
permite isolar e escolher as informações necessárias e importantes do que é
supérfluo. E é aí que as grandes organizações mostram o seu potencial e a sua
capacidade de sintetizar o capital intelectual da empresa de maneira
inteligente para ganhar o mercado.
A
comunicação é uma ferramenta básica no funcionamento das organizações, seja no
âmbito interno com seus colaboradores, seja na sua relação com o externa com os
seus clientes. E somente as empresas que colocam a comunicação como um dos
pilares de seu funcionamento, podem enfrentar os grandes desafios de um mundo
tão feroz e competitivo, estabelecendo-se assim como uma das líderes do mercado
em que atua.
Luís Fernando Bruno
2013
Ótimo !!
ResponderExcluir