A
comunicação eficaz é aquela que permite a transmissão clara da mensagem a ser passada
por quem fala, ou seja, o emissor, bem como o correto entendimento por parte de
quem a recebe, o receptor.
Aqui
no blog você já leu (se está chegando agora deve ler), dois artigos, um falando
sobre a importância da comunicação em uma organização: Communicare: a importância da comunicação nas Empresas e outro sobre a explosão da comunicação
nas redes sociais: Communicare II: a Comunicação e as Redes Sociais.
Hoje,
vamos falar sobre a comunicação interpessoal, ou seja, aquela que promove a
troca de informações entre duas ou mais pessoas.
Para
conseguir uma comunicação eficaz é necessário ter em conta alguns elementos
fundamentais como: “o que você vai dizer”, “a maneira correta de dizer” e “quando
é o melhor momento para dizer”.
A
comunicação não se limita a palavras, sendo também muito influenciada pelas expressões
e linguagem corporal. A comunicação não verbal, em muitos casos, acaba sendo
mais poderosa. Na verdade, para que tudo ocorra bem, deve haver uma perfeita
harmonia entre as palavras ditas e o que corpo está transmitindo. O contato com
os olhos, por exemplo, pode ser gratificante e gerar a sensação de cumplicidade
e desejo. Como também, ao contrário, a sensação de desprezo ocasionando a
sensação de distância e indiferença. Por isto, é importante manter o contato
com os olhos naturalmente, sem forçar. A voz com os seus tons e volumes
adequados, também é outra importante ferramenta para expressar emoções.
Devemos
estar cientes das sensações que as palavras ditas e a linguagem não verbal estão
gerando entre os interlocutores, observando a sincronização entre elas, afinal,
podem ser geradas sensações ruins como a indiferença, o tédio, a agressividade ou
boas como o interesse, a compreensão e a ternura, por exemplo.
Sempre
deve haver uma coerência entre palavras e as mensagens não verbais. Pode ser que a pessoa negue um sentimento, por
não perceber ainda o que está realmente sentindo, sendo que o seu corpo, já
demonstra tudo o que se sente. De fato, é muito importante para nós reconhecermos
os nossos sentimentos e sensações sem medo. Porque só assim identificaremos as
nossas necessidades em relação ao outro.
Por
isto, a comunicação interpessoal deve ser feita de maneira clara, sendo
necessário falarmos em termos que sejam compreensíveis para todos os
interlocutores a fim de não correr o risco de causar confusão. Se houver alguma
dúvida sobre o que a palavra usada por alguns siginifica, é melhor esclarecer
antes de continuar a conversa. Se alguém fala que precisa de mais atenção, é
importante esclarecer o que quer dizer especificamente com isto e não assumir
que o outro saiba de antemão o que está acontencendo. Ninguém tem uma bola de
cristal para adivinhação.
Não
é aconselhável usar determinados termos e expressões como: “você nunca”, “você
sempre”, "você é igual a todas as mulheres" ou "todos os homens são
insensíveis", pois estes acabam gerando reações negativas como a raiva, à frustração
e o desamparo.
O
mais importante, neste caso da comunicação interpessoal, é o respeito ao espaço
e comportamento individual de cada pessoa. Não é necessário ficar chamando a
atenção do outro por qualquer motivo e se você fizer isso não será respeitado,
pois estará agindo de maneira desrespeitosa.
Como
vimos, existem vários elementos a serem levados em conta para uma comunicação
interpessoal eficaz. Lembrando sempre que não devemos julgar o comportamento e
muito menos a própria pessoa com a qual nos relacionamos, principalmente, em um
momento de raiva ou nervosismo.
Luís Fernando Bruno
2013
Very good Armando... I agree that when we are talking through chat or text, we have to be careful of our words... sometimes what we mean does not come through... It could cause a lot of problems :)
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