sexta-feira, 25 de março de 2016

Lealdade e Amizade!





(Desenho: Gabriela Bardini)




A lealdade é uma qualidade essencial para que exista a verdadeira amizade.

Ser leal significa ser absolutamente fiel aos nossos princípios e aos compromissos assumidos com os outros. Na lealdade não pode haver espaço para mentiras, invejas ou traições.

Mas, será isto possível no mundo atual tão competitivo e individualista?

Vejamos a história abaixo tirada da literatura popular indiana:


Lealdade entre Amigos

Um prisioneiro que havia sido condenado à morte por enforcamento, queria se despedir de sua mãe, a qual vivia em uma aldeia remota e queria dizer adeus a ela. Por esta razão, fez um pedido ao rei para deixá-lo ir visita-lá antes de sua execução.

O monarca colocou apenas uma condição, que um de seus amigos tomasse o seu lugar enquanto ele estava fora e, em caso de não retornar, seria executado em seu lugar.

O prisioneiro virou-se para seu melhor amigo e pediu-lhe para tomar o seu lugar e este aceitou.  Posto isto, o rei deu um prazo de sete dias para que o condenado retornasse, caso contrário, o seu melhor amigo seria executado em seu lugar.

Os dias se passaram. No sexto dia a forca se levantou e a execução do melhor amigo do condenado foi anunciada para o dia seguinte.

O rei perguntou sobre seu estado de espírito para os carcereiros, e eles responderam: Oh, Sua Majestade! - É realmente tranquila. Nem por um momento duvida que seu amigo retorne.

O rei sorriu cético.

A noite do sexto dia chegou e a tranquilidade e a confiança seguiram inabaláveis.

Ao amanhecer, o rei novamente perguntou sobre o amigo que iria ser executado e o chefe da prisão disse: Jantou suntuosamente, tem cantado e está extraordinariamente sereno. Não há dúvida que acredita piamente no regresso do seu amigo condenado.

Pobre coitado! - Disse o monarca.

O dia tinha começado a amanhecer, havia chegado a hora da execução. O amigo foi levado para a forca. Ele estava com um semblante relaxado e sorridente.

O rei ficou surpreso ao ver a força mental do rapaz. O carrasco coloca a corda em seu pescoço, mas ele estava sorrindo e sereno.

Assim, quando o rei ia dar a ordem para a execução, os cascos foram ouvidos. O prisioneiro tinha retornado a tempo.

O rei, espantado com toda aquela situação, concedeu a liberdade para os dois homens.

Moral da história: A lealdade é uma das qualidades mais fortes que existe e faz um relacionamento durar por toda uma vida. A lealdade inspira esperança sem limites.

(Esta história é originária do folclore indiano e foi escrita por um autor desconhecido).


Parece utopia uma história como essa no mundo atual, mas a lealdade é a capacidade de estarmos juntos, haja o que houver. Os bons amigos fazem promessas e as mantem vivas para sempre. Ser leal é ajudar o amigo em todas as situações.


Luís Fernando Bruno
2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário