sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Longe dos olhos, mas perto do Coração


Neste momento eu escrevo e fico imaginando onde você está,
só tenho a ausência do seu ser em meu coração que chora,
quieto na dor desta longa distância que nos separa.

Não posso escrever sem que a tristeza tome conta de mim,
então brinco de poeta e faço versos sem rima para você.

Se não fosse a distância entre nós
te amaria a noite toda, apaixonadamente.
Beijaria ardentemente seus lábios vermelhos
como se fosse a última coisa que faria na minha vida.

Mesmo ausente você sempre estará comigo,
longe dos olhos, mas perto do coração.

Luís Fernando Bruno

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Enigmática do Sul


Todos que a conhecem ficam encantando com sua grande beleza. Uma jovem catarinense, uns 20 e poucos anos, um corpo escultural, com lindos olhos verdes e o cabelo louro ao vento. Com todos estes predicados era de se esperar que fosse uma pessoa antipática, convencida e cheia de si. Muito pelo contrário, sua grande simpatia ainda a torna mais bela, encanta a todos ao seu redor com seu jeito terno e carinhoso de ser. Os homens naturalmente admiram-na por sua formosura e as mulheres, bom no inicio podem ter ciúmes, mas depois que a conhecem se divertem com seu jeito muleca de ser. Gosto muito de conversar com ela, inteligente, debate sobre os mais variados assuntos, desde os mais sérios (como a religião, por exemplo), até os mais cômicos. Quando fala sobre suas origens germânicas parece que seus olhos brilham. Sonha em conhecer a Alemanha de seus antepassados. O que me deixa intrigado com ela e chama muito a minha atenção é o seu jeito misterioso, enigmático de ser. Às vezes, do nada ele some ficando uma longa temporada sem dar as caras. De repente, reaparece sempre com seu jeito faceiro, como se nada tivesse acontecido. Pergunto o que houve. Desconversa com uma gargalhada e diz: agora voltei para ficar. Novos papos cabeças, novas reflexões, me fala sobre os seus sonhos. Pronto, sumiu novamente. E assim vamos seguindo, conversando, divagando e sorrindo. Um dia eu ainda descubro qual é o seu segredo. Um amor proibido, muito trabalho, problemas pessoais... não sei dizer. Só sei que ela é super gente boa, minha Enigmática do Sul.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sentimentos


Tanto tempo sem você,
muita coisa já mudou.
Bem que tento te esquecer,
mas sem você não consigo viver.

Você bem sabe dos meus sentimentos,
mas me ignora, nem dá bola.
Não sei o nome a dar ao que sinto,
só sei que te desejo com furor, seja lá que sentimento for.

Talvez seja apenas a minha imaginação,
apenas uma grande ilusão.
Quem sabe apenas uma louca paixão,
ou, talvez seja realmente um grande amor.


Luís Fernando Bruno

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Faxina e o Coração


Final de ano, época  em que a maioria das pessoas deseja fazer uma reforma em casa. Seja ela pequena, média  ou grande, todos querem deixar o ambiente mais bonito para as festas natalinas. Uma pintura aqui, um aumento em algum cômodo ali, a troca do piso acolá já fazem parte da rotina do povo (ao menos daqueles que podem pagar por isto). Também não podemos esquecer as compras não é mesmo, roupas e calçados sempre são bem vindos, os enfeites de natal não podem faltar, a troca das cortinas, uma TV super moderna, um aparelho de som bem chique, um computador de última geração e quem sabe um sofá, rack, geladeira, microondas, fogão. Qualquer tipo de móvel novo é bem vindo. Mas, como diz alguém que eu conheço: “Hummmmm...” antes de tudo isto temos que dar uma faxina geral na casa e é isto que estou fazendo (bom estou aumentando um pouco... risos), a limpeza é mais precisamente em meu quarto. Imagina o quarto de um homem solteiro (super organizado não é mesmo... risos), daquele tipo que está virado de pernas para o ar, aquela maravilha. Já perdi a conta de quanta coisa já encaixotei para dar um fim, desde disquetes inutilizáveis, passando por papéis que nem sei para o que serviram um dia, roupas que já foram da última moda, até fita cassete tinha perdida no meu “quarto organizado”. Resumidamente, todas essas coisas um dia tiveram um grande valor na minha vida, mas hoje já não servem para mais nada. Se formos pensar bem, isto também ocorre com a nossa vida, com o nosso coração e sentimentos. Estava lembrando aqueles amigos de infância, adolescência, juventude, do tempo da escola, do colégio, da faculdade,  do exército. Nem imagino onde e como estão hoje em dia. Às vezes, uns e outros a gente encontra na rua. A cidade cresceu muito é difícil isto acontecer.  Mas, daí é só um oi, um aperto de mão, tudo meio frio, não mais como antigamente. E os amores? Aqueles que julgávamos ser para a vida toda, a primeira namorada, os beijos escondidos, as juras de amor, o bilhetinho amassado com a mensagem que ninguém podia ver, tudo isto também ficou para trás. Como pode sentimentos que imaginávamos serem para sempre não significarem mais nada? Bom minha gente, é final de ano e o tempo é oportuno para a faxina ser feita, seja casa ou no coração. Guardemos apenas coisas boas (materiais ou sentimentais) que possam ser úteis e nos fazer bem hoje e no futuro. E o resto são apenas lembranças, daquilo que um dia já foi bom.

Luís Fernando Bruno 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Força Laboral


Homens e Mulheres que batalham noite e dia,
admiro essas pessoas que lutam por seus ideais.
De pessoas como essas que o mundo mais precisa,
constroem uma nação com sua força laboral.


 Luís Fernando Bruno

O Tempo


Deixemos que as coisas aconteçam em seu devido tempo;
vivamos o hoje, o aqui e o agora.

Questionemo-nos sobre o que estamos fazendo nesse exato momento; se é algo prazeroso e recompensador que valha a pena ser vivido, pois é no momento presente que semeamos os frutos a serem colhidos futuramente.

E como diz o velho ditado, mas que nunca deixa de ser atual:se plantamos ventos, com certeza, colheremos tempestades.


Luís Fernando Bruno 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vem Dançar Comigo


Vem dançar comigo em uma noite enluarada,
você enlouquecida já não lembra de mais nada.
A lua é nossa cúmplice, está ao nosso lado,
vem dançar comigo, nossa valsa de amor.
 
Enquanto os vagalumes brilham mais que as estrelas,
a sábia coruja observa atentamente o nosso amor.
Somente os seus sussurros quebram o silêncio,
vem dançar comigo, sinfonia sem pudor.

 Vem dançar comigo com seu rosto tão safado,
a sua voz rouca é um convite ao pecado.
O luar lindo e belo também é nossa platéia,
vem dançar comigo a última música, meu amor.


Luís Fernando Bruno

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Coração Partido


Com o coração sofrendo,
e as lágrimas escorrendo,
eu fico a lembrar você.
Com a consciência culpada,
ainda lembro-me da minha amada,
no triste abismo de um anoitecer.

Então vem a noite tão escura e fria durmo
naquela cama vazia que um dia foi nosso ninho de amor.
A razão está congelada, palavras simples não dizem nada
queria você aqui, mas lá fora o céu é cinzento, 
o clima hostil e violento, parece que tudo está contra mim.
Do antigo já não resta mais nada
apenas lembranças passadas,
a maldita tristeza venceu sim.

De repente me pego aqui pensando
seria tudo diferente se estivesse aqui.
O mar a levou embora, sei que não há mais volta
e triste aqui fico eu.
Apenas um Homem solteiro,
que de janeiro a janeiro espera pelo seu fim.


Luís Fernando Bruno

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O Quilombo dos Palmares era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não executava. Não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias leis foram promulgadas ao longo da história para defender seus direitos. Porém, foi a Princesa Isabel à responsável pela Lei Áurea, promulgada em 13 de maio de 1888, dando aos negros o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos. Contudo, como na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa, muitos deles mesmo estando libertos após a Lei Áurea, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

Hoje temos várias leis que defendem os direitos de integração plena dos negros a sociedade brasileira como a de cotas nas universidades, pois se acredita que em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco. O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil até os dias atuais. O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, também sendo debatidos pela comunidade negra, outros temas que ganham evidência neste dia, como por exemplo a: inserção do negro no mercado de trabalho, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra. Enfatizando também o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Somos todos filhos de Deus e exemplares de uma única raça, a Raça Humana. Abaixo qualquer tipo de preconceito e Direitos iguais para todos os brasileiros.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reflexões: Diário de que não Nasceu



Você já deve ter lido este texto em algum lugar, eu mesmo nem me lembro quando o li pela primeira vez. Mas sempre que o leio, ele mexe comigo. Não sei se por tratar sobre um tema tão polêmico como o aborto, ou se pela maneira perfeita como a história foi escrita. Leia com atenção e tenha em mente que a vida humana não tem preço, ela é uma dádiva de Deus e ninguém tem o direito de terminar com ela, a não ser  Ele mesmo.


Diário de quem não Nasceu


Ontem foi meu aniversário, eu iria completar um mês de vida; pensei que você mamãe, fosse me dar uma festa, como todas as mães fazem quando descobrem que estão grávidas, pensei que você fosse dar no papai um beijo que você gostaria de dar em mim, porém a festinha não foi tão agradável como eu esperava.
De fato, você foi à farmácia e comprou o meu presentinho, pena que ele tenha causado minha morte. E você... não chorou nem um pouquinho. Por que mamãe? Por que não deixou-me caminhar nem metade, barrou meu caminho?
Eu sabia que por meses eu iria estragar sua elegância, porém, eu havia prometido a mim mesmo que ficaria bem apertadinho para não lhe prejudicar, eu deixaria para crescer depois que nascesse, eu sabia que em seu ventre a escuridão seria bastante, porém mais tarde eu iria conhecer o brilho do sol e das estrelas, e você e o papai. Eu também iria ficar mudo durante nove meses, entretanto, mais tarde eu diria o orgulho de tê-la como mãe. Olha, eu iria conversar com você quando estivesse triste, fazendo tudo para te alegrar e faria de tudo para que essa alegria durasse.
Sabe, eu planejei tanta coisa... Queria crescer bastante e depois de jovem lutaria com todas as forças para que as guerras acabassem e que a paz reinasse no mundo. Eu queria tanto nascer mamãe!!!... Queria nascer para plantar no chão de minha existência muitas rosas para que o perfume embriagasse os homens e os deixasse incapazes de fabricar máquinas que matassem uns aos outros. Sim, eu queria muita coisa...E você nem sentiu isso, você me assassinou... Engraçado, pensei que os pais amassem os filhos ao ponto de dar-lhes a própria vida, contudo, você não me deixou viver a vida que começava...
Olha, esse era meu plano quando estava em seu ventre; hoje, já não posso planejar mais nada pois não faço mais parte do mundo. Espero que você mamãe tenha se arrependido para que isso não aconteça com os meus irmãozinhos que estão por vir.
Eu lhe perdoo apesar de tudo e, se de tudo ficar um pouco, um pouco ficou de mim em você!!!

De: seu filho que não nasceu.
Para: minha mãezinha querida.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Seus Olhos!


Seus Olhos

O brilho dos seus olhos
adoram cegar os meus.
Meus lábios quietos, mudos
sonham beijar os seus.
Eu não sei o que você fez
para me dominar assim.
Só sei que eu te amo
te quero toda para mim.


Luís Fernando Bruno
2012


Para Sempre



Chove chuva, chove sem parar,
aconteça o que acontecer,
menina para sempre vou te amar.


                                                                       Luís Fernando Bruno

SALMO 139 - ONIPRESENÇA E ONIPOTÊNCIA DE DEUS


Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.
Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!
Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.
Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!
Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.
Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?
Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Família, o Bem mais Precioso de Deus


Gênesis 1: 26-28  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.



O desejo de Deus ao criar o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, dando-lhes a capacidade de se reproduzir é absolutamente claro: Ele queria formar uma grande e única família ao redor do mundo.

A família que se inicia através do casamento entre um homem e uma mulher, começando com um sonho: amar e ser amado. Vivendo uma vida juntos, trabalhando, tendo filhos e desfrutando de todas as coisas boas que a vida de casado pode oferecer. Este é o desejo de Deus e também o sonho de todos os casais ao iniciar um relacionamento.

Mas, infelizmente, durante a vida este sonho enfrenta várias provações que ocorrem em diversos momentos do casamento. Sendo que não são poucos os casais que desanimam e  não sabem como superar os obstáculos. Um dos principais motivos que levam os casais a desistir e abandonar o sonho da união é o fato de não saberem como lidar com os conflitos, não procurando nenhum tipo de ajuda, necessária e oportuna nestas ocasiões, entrando em  desespero.

Os casais devem entender, por mais difícil que possa parecer que é perfeitamente normal passar por testes e provações em suas vidas. E acima de tudo compreender que esses momentos devem unir ainda mais os cônjuges. Não podem esquecer que para os seus filhos os laços famíliares são importantes, pois eles observam as relações e aprendem que nas convivências pode haver discordâncias, mas o afeto e o respeito superam a tudo, por isto é necessário saber  discordar sem a ocorrência de brigas. 

Nunca deixe que nada e nem ninguém estrague seu sonho mais acalentado: ter uma família saudável. Não deixe o orgulho e o egoísmo roubar seu sonho de desfrutar de uma família estável. Nunca deixe a raiva e o ressentimento destruir o seu maior sonho.

Se você perdeu a força para lutar por seu casamento, hoje eu estou aqui para encorajá-lo a não desistir. Se você vacilou,  invoque hoje a força do Senhor, peça sabedoria para a cura e restauração total de seu casamento. Pedir perdão ao seu cônjuge não é sinal de fraqueza e sim uma atitude de uma pessoa que ama a sua família e está lutando para o bom andamento do matrimônio. Seja forte e não deixe o pecado destruir o seu maior sonho: sua família!

Novidades


Olá pessoas tudo bem com vocês? bom como prometi o blog está com muitas novidades, com artigos sobre os mais variados temas, sempre escritos de uma maneira bem leve e casual que é nosso principal objetivo, ou seja: Informar e Entreter sem se tornar uma coisa chata e massante (risos). Bom e tem mais uma novidade, estarei postando pela primeira vez um artigo que não foi idealizado e nem montado por mim, isto mesmo publicarei uma criação da minha colaboradora Gabriela Bardini, é pessoal além de ser uma excelente desenhista ela também escreve,  uma verdadeira Menina Prodígio (risos). O nome do artigo é Prioridades e você pode acessá-lo pelo link: Prioridades, por Gabriela Bardini vale a pena ler, eu gostei muito e indico para todos meus amigos leitores. E aguardem que vem mais novidades por aí!!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prioridades


Você já parou para pensar em como trata as pessoas que estão a sua volta? Muitas vezes acabamos deixando de lado pessoas que amamos para nos preocuparmos com pessoas que nem lembram que existimos.

Já parou para pensar se há alguma pessoa da qual você não consegue viver sem? Se sua resposta for não, reflita sobre isso.

Sabe aquela pessoa que faz tudo por você? Aquela que quando você está triste chora com você, quando está feliz compartilha sua felicidade? Aquela que mesmo estando cheia de coisas para fazer sempre consegue um tempinho para falar com você? Ou seja, pense em quem está sempre te ajudando e te apoiando em tudo. Essa pessoa com certeza te ama muito!

Agora pense: O que tem feito por essa pessoa? Tem lhe dado a atenção merecida? A escuta quando ela precisa de você? Afinal, você se importa com ela da mesma forma que ela se importa com você?

Muitas vezes sem querer, acabamos magoando pessoas que realmente nos amam, pois estamos ocupados demais com pessoas que “não merecem” nosso carinho. Pense nisso, pois se um dia essa pessoa for embora ou se afastar de você, saudade não será o suficiente para trazê-la de volta!


                                                                                               
                                                                                        Gabriela Bardini

Ação Afirmativa e Vulnerabilidade


Há alguns dias atrás estava conversando com a Professora Renas Pereira, uma jovem atuante e participativa aquele tipo de pessoa que faz bem a sociedade. Em meio a nossa conversa, ela me perguntou o que era uma Ação Afirmativa. Em um primeiro instante fiquei sem saber o que responder (na verdade nem sabia o que dizer). Confesso que não me lembro direito qual foi a minha resposta, mas enfim como ninguém nasceu sabendo (risos), resolvi pesquisar sobre o assunto e agora escrevo esse humilde artigo, espero que gostem.


Por definição, a ação afirmativa  é um conjunto de medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Não deve ser considerada como um fim, mas como um mecanismo de transição para reduzir as disparidades crescentes, aumentando assim o acesso de minorias, particularmente ao emprego, educação, habitação, fundos públicos e representação política. A ação afirmativa reconhece a existência de desigualdades sociais e a sua concepção é ligada a eliminação da discriminação e a promoção de oportunidades para todos os grupos que compõem uma sociedade.

O conceito de ação afirmativa ganhou força nos Estados Unidos da América como resultado das ações tomadas por movimentos de direitos civis, buscando a justiça social  a fim de alcançar a integração da sociedade americana. Com o apoio de membros do Congresso foram definidas políticas explícitas para melhorar as oportunidades para as minorias no local de trabalho, no acesso a educação e de uma maior  participação política. O Presidente John Kennedy foi o primeiro a usar a expressão "Ação afirmativa" ao expedir o Decreto n.º 10952, em 1961, criando a "Equal Employment Opportunity Commission" (EEOC) e projetos financiados com verba federal assegurando, assim, que os candidatos seriam empregados, e como tais tratados sem discriminações raciais, de credo ou nacionalidade. Ele tentou infrutiferamente, apressar o Congresso para que votassem um Estatuto dos Direitos Civis, para estender as oportunidades de emprego e educação às minorias. Esta ação afirmativa proposta pelo Presidente incluía uma aprendizagem especial e programas de treinamento

Na América Latina a maioria das constituições e órgãos jurídicos dos países da região incorpora declarações que fomentam a promoção da diversidade e a inclusão de todos os grupos sociais, sem distinção étnica / racial, de gênero, econômica, religião, orientação sexual, filiação política ou cultural no desenvolvimento nacional. O espírito é o de assegurar que todas as pessoas desfrutem das mesmas oportunidades, sem distinção, assegurando a participação de todos na vida nacional, respeitando as particularidades dos grupos e suas formas de organização. Em todo caso, a adoção de uma política pública desta natureza envolve uma mudança de mentalidade das autoridades governamentais, do setor privado e demais entidades que interagem com a sociedade.

Ação afirmativa é um estágio de desenvolvimento que começa com a definição de planos, metas, objetivos, fontes de financiamento e prazos para atingir o planejado, monitorando e avaliando os impactos que serão causados. Ela pode ser aplicada para resolução dos mais diferentes problemas, como por exemplo na reparação de danos causados no passado;  na demanda por questões de titulação da terra ou de discriminação no emprego e para resolver por meio de compensação monetária e / ou restituição de bens ou do direito perdido. Também pode ser corretiva quando é usada para garantir um fim às práticas discriminatórias. A partir dessas abordagens podemos entender melhor os diferentes tipos de ação afirmativa, aplicando os instrumentos necessários a cada caso.

Muito embora os processos discriminatórios possam acontecer com qualquer cidadão, existem determinados grupos que são mais vulneráveis, tendo bloqueado alguns dos fatores inerentes ao bem estar do seu dia a dia, entre estes grupos podemos citar: pessoas com deficiência, portadoras de HIV / AIDS, crianças e adolescentes em situação de violência, adolescentes grávidas, idosos, pessoas com orientação sexual diferente da heterossexual,  população afro-descentende, indígenas, migrantes e refugiados em geral.

O Brasil possui diversas Leis relativas à ação afirmativa que de nada adiantam se não houver um comprometimento da sociedade em geral na aplicação das mesmas. Nosso país é formando por uma diversidade maravilhosa, com as mais diversas etnias, pessoas de diferentes culturas, idades, formas de pensar, de falar, de pensar, de aprender, de escolher e de amar. O quebra-cabeça nacional fica incompleto se alguém é deixado de fora. Todos são importantes para confecção do lindo mosaico que é nosso país. Oxalá chegará um dia em que qualquer tipo de discriminação ou preconceito não existirá mais, ou ao menos diminuirá bastante, tanto no Brasil, bem como na América Latina em geral. Mas, para que isso ocorra não podemos ficar de braços cruzados esperando um milagre de Deus, cada um tem que fazer sua parte para podermos construir um mundo melhor e as Ações Afirmativas auxiliam bastante na busca desses objetivos.

Procurei com este pequeno artigo fazer um apanhado geral deste tema que é realmente fascinante, não tem como escrever tudo em apenas uma postagem, mas desde já me comprometo com vocês a estar abordando novamente o assunto em uma próxima oportunidade.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cavalo Amigo

 
O post de hoje é uma homenagem a minha colaboradora Gabriela Bardini, uma admiradora dos cavalos, principalmente apaixonada pelo seu simpático Badu. Os cavalos já tiveram uma grande importância na história da humanidade. Hoje, apesar de estarem mais restritos ao mundo rural e esportivo, vemos que ainda mostram a sua grande importância. Vários tratamentos terapêuticos recomendam a equitação, uma atividade que combina o esforço físico e os benefícios da socialização com o animal. Mesmo no mundo dos negócios, o polo é indicado como um esporte capaz de cultivar a liderança e a tomada de decisões rápidas. Como podemos ver, esse poderoso e imponente quadrúpede ainda tem seu lugar na vida cotidiana dos seres humanos. Então vamos lá, com algumas frases muito belas a respeito desse animal abençoado.
 
(Foto: Badu album de Gabriela Bardini)


"Quando estou ao lado do meu cavalo, nada mais importa. Tudo que importa é aquele exato momento. É estar cavalgando pelos pastos sobre seu lombo sem medo de cair, pois minha confiança nele é total."
                                                                                                      Gabriela Bardini
 
(Foto: Badu album de Gabriela Bardini)
 
"Você pode encontrar muitos amigos durante sua vida, mas nenhum com o coração tão puro e cheio de amor, como o de um cavalo."
                                                                                                                                                                                          Gabriela Bardini
  
  (Foto: Badu album de Gabriela Bardini)
  
  “Não deem dinheiro aos seus filhos.
Se puderem deem-lhes cavalos.
A Equitação nunca arrastou ninguém à desonra.
Nenhuma hora de vida passada numa sela é perdida.
Muitos jovens têm se arruinado possuindo cavalos,
apostando em cavalos, mas nunca, montando um cavalo.”
                                                                                                      Sir Winston Churchill
 
(Foto: Fonte Internet)
 
"Como seriam belas as estátuas equestres se constassem apenas dos cavalos!"
                                                 
                                                                                  Mario Quintana


(Foto: Fonte Internet)


O amor de uma pessoa pelos cavalos nasce com ela;
o amor do cavalo pelas pessoas tem que ser conquistado.
                                                                                                           Claudia Leschonski


(Foto: Fonte Internet)




"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."


                                                                                                         Albert Schwweitzer 



(Foto: Fonte Internet)
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Recado

Pessoal estarei prestando concurso público no final de semana, sendo assim voltarei a postar no blog somente na segunda dia 12/11/2012. Aguardem vem novidades por aí!!! Até mais!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Fazer o Bem sem olhar a Quem


Uma pessoa de bom coração faz as coisas sem esperar nada em troca, sei que isto é muito difícil nos dias de hoje, mas bom caráter e boa personalidade sempre devem estar presentes em nossas vidas, não importando a data, a hora ou a situação. Vejamos o texto abaixo:


O Furo no Barco
(Autor desconhecido)

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:

O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.

- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.

- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.

Moral da história  

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Aprendemos que a vida nos retorna o bem que fazemos como o espelho retorna nossa imagem. (Letícia Thompson)



domingo, 4 de novembro de 2012

Felicidade e Infelicidade


Felicidade e Infelicidade, algo tão pessoal e íntimo que é impossível definir os significados. Vejamos a história abaixo:


Miolo de pão
(Autor desconhecido)


Um casal tomava café no dia das suas bodas de ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pão e deu para o seu marido, ficando com o miolo.

Pensou ela: - Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e por 50 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer o meu desejo.

Para sua imediata surpresa o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:

- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 50 anos, sempre quis comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, eu jamais ousei pedir !
Assim é a vida... Muitas vezes nosso julgamento sobre a felicidade alheia pode ser responsável pela nossa infelicidade... Diálogo, franqueza, com delicadeza sempre, são o melhor remédio. 






sábado, 3 de novembro de 2012

Saudades de Você


Eu ainda sinto sua falta e me pergunto o porquê te perdi. Fecho os olhos só para ver seu rosto, ouço palavras carinhosas saindo da sua boca, imagino os seus beijos e me irrito com esses desejos e loucuras que insistem em me perseguir. Eu realmente queria você de volta aqui comigo. Só me restam lembranças, porque sei que você foi embora para não mais voltar. E agora eu sinto sua falta. Mas, mesmo assim sorrio, porque apesar de tudo eu ainda te admiro e respeito. Só me resta à saudade, sentimento que às vezes faz sorrir, outras chorar o coração.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Todos contra o Bullying


O Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, tanto físicas como psicológicas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) colega(s), causando dor e angústia para quem o sofre. Infelizmente, está se tornando muito comum entre crianças e adolescentes nas escolas públicas e privadas.

Esse fenômeno ocorre com os meninos e meninas, não tendo um perfil específico. Os valentões perseguem uma criança porque acham que ela é um "nerd", por ser tímido ou pensar e se comportar diferente. Entre as formas mais comuns de bullying estão o insulto a vítima, ataques físicos repetidos contra a mesma ou objetos de sua propriedade, a exclusão do aluno do grupo social, a injúria, a calúnia ou difamação, a perseguição,  a chantagem e a discriminação, dentre tantos outros exemplos que poderíamos citar. Sendo que também está se tornando comum o cyberbullying, onde são criadas páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento como o facebook, twitter, orkut e outros. 

Não é raro os professores se sentirem impotentes quando ocorre esse tipo de problema. Mas o que fazer? Ao surgir uma situação em sala de aula, a intervenção deve ser imediata. Não devendo ocorrer à omissão do professor, sendo que mesmo deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo. Logicamente que a existência de brincadeiras entre colegas no ambiente escolar é absolutamente normal, mas é necessário distinguir entre uma piada aceitável e uma agressão. E isso não é tão difícil como parece, bastando o professor se colocar no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim. O educador deve incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo a paz e a tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito, desenvolver em sala de aula um ambiente favorável a comunicação entre alunos e principalmente quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola, não tentando colocar panos quentes na situação.

A participação dos pais em conjunto com a escola também é muito importante para resolver os casos de bullying, sendo fundamentais para a resolução da questão, mesmo que inicialmente eles achem que os  filhos não são culpados pela situação. A conversa precisa ser calma, evitando o tom de acusação.  Deve ser explicado aos pais que alguns comentários simples, que julgam inofensivos e divertidos, são carregados de ideias preconceituosas. Muitas vezes, a escola trata de forma inadequada os casos relatados por pais e alunos, responsabilizando a família pelo problema. Sendo papel dos educadores sempre dialogar com os pais sobre os conflitos, seja o filho alvo ou autor do bullying, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.

O tema bullying deve ser trazido para o cotidiano da escola, fazendo com que os alunos  discutam as relações interpessoais. Questionando por exemplo os estudantes sobre os critérios que adotam para valorizar ou desprezar um colega. Colocações como essas devem fazer parte das conversas com os alunos antes mesmo de o bullying se manifestar. A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação de cidadões que tenham conhecimento de seus direitos e deveres, com noções de amizade, cooperação e solidariedade. Todos nós devemos reagir contra o bullying fazendo com isto que diminua a violência, não só entre os estudantes, bem como na sociedade em geral. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Era tudo brincadeira baby?


Desde quando te conheci fiquei encantando com o seu jeito lindo de menina no corpo de uma mulher. Foram muitos os momentos que passamos juntos, vários beijos que eu julgava serem apaixonados e promessas de amor eterno. Porém, um belo dia você chegou e disse que estava tudo acabado, não deu nenhuma explicação e me deixou muito grilado. Foi aí que perguntei o porque e só aí você falou que queria só uma aventura, nada de um grande amor. Baby, não deveria brincar assim com o sentimento dos outros, deveria respeitar quem te deu amor. Agora fico pensando que talvez tenha sido realmente melhor assim, não era uma mulher dessas que eu queria para mim. Mas mesmo assim, doeu baby, doeu demais.