quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Lua





Casais olham para a lua,
promessas que vão e vem.
A lua linda dos apaixonados,
pertence a todos e a ninguém.

Já o solitário olha para a lua,
sozinho não tem ninguém;
com sua visão melancólica,
coração clama por um alguém.

Para os estudiosos astrônomos
é um corpo celeste no espaço.
Para o navegante perdido no mar,
é uma esperança lá no leste a brilhar.

O lua encantadora tão bela e brilhante,
me traz uma lembrança em um instante;
me faz recordar uma história tão distante,
a alegria de novo volta em um rompante.

A lua das grandes promessas já feitas,
umas cumpridas outras desmedidas.
A lua dos corações que a fitam com amor,
sem eles é fria e cinzenta um astro sem cor.

A lua a brilhar é sempre lua,
o que muda é o jeito de olhar,
para uns é felicidade e alegria
para outros tristeza e melancolia.


Luís Fernando Bruno

2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Atitudes, eu sou Capaz!





Nossa atitude perante a vida é determinante para valorizarmos o que realmente tem importância em nosso dia a dia, pois somente nós podemos escrever a nossa própria história. As situações podem ser analisadas de diversas maneiras, sendo que cada um tem seu ponto de vista e ninguém pode viver a vida do outro.

Pessoas otimistas acreditam em um mundo melhor, onde  o bem sempre triunfa sobre o mal e veem as coisas sob uma ótica esperançosa e alegre, esperando os melhores resultados possíveis. O otimista também é um sonhador, um idealista, um visionário que procura concretizar seus sonhos transformando-os em realidade. Diariamente, decidimos sobre como reagiremos aos acontecimentos cotidianos e com certeza escolher fazer o bem cria uma atitude mental positiva.

Infelizmente, muitos não possuem essa atitude. São os pessimistas que acreditam em um mundo pior possível. Pessoas negativas que reclamam de tudo, até mesmo de ter nascido. Vivem colocando a culpa dos seus problemas em outras pessoas ou em acontecimentos cotidianos,      portando-se sempre como vítimas.

Pessoas assim nunca estão felizes e só fazem reclamar. E o pior de tudo é que não entendem como os outros podem ter conquistado a felicidade. Vivem plantado a controvérsia e a discórdia, procurando ou inventando problemas onde eles não existem. Jamais admitem um erro jogando sempre a culpa no outro por estar errado. Indivíduos assim precisam descobrir suas próprias qualidades, se valorizarem. Parar de brigar consigo mesmo.

Pensando bem, ambas as realidades, tanto a otimista como a pessimista são subjetivas porque não dizem respeito aos acontecimentos e sim às nossas atitudes frente a eles que nos limitam ou nos libertam. É importante considerar que temos um poder de escolha sobre nossas atitudes e que essa escolha pode ou não influenciar em nosso modo de encarar a  vida.

Nós seres humanos temos (ou deveríamos ter), consciência do funcionamento de todo o processo, tentando se possível  melhorá-lo, pois possuímos a capacidade de entender, julgar e amar.

Devemos sempre ter em mente que os grandes empreendimentos são liderados por pessoas com atitudes otimistas e que sem elas todas as revoluções políticas, sociais, comportamentais, entre outras, jamais teriam acontecido.

Luís Fernando Bruno

2013 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Atitudes Sustentáveis




Desde os meus tempos de faculdade, ouço muito falar sobre as chamadas Atitudes Sustentáveis. Entre as quais cito a redução da emissão de poluentes, a diminuição do desperdício de água,  a economia no consumo de energia elétrica e  a reciclagem dos resíduos sólidos. Contudo, na prática essas ações ainda são pouco desenvolvidas no mundo atual.

Uma prova disto é que diariamente milhares de objetos e substâncias são descartados pela população em geral, sem tratamento e destinos adequados, sendo que boa parte desses são enviados para lixões a céu aberto fazendo com que o meio ambiente seja gradativamente degradado. Há também muito desperdício tanto da água como da energia elétrica e a emissão de poluentes ainda é muito alta, apesar de todos os esforços dos ambientalistas e da sociedade como um todo.

Para reduzirmos a emissão de poluentes na atmosfera podemos tomar algumas medidas como, por exemplo: apoiar e participar de iniciativas e ações contra a destruição de nossas florestas, incentivando o plantio de árvores. Para a locomoção para o trabalho utilizar quando possível o transporte público, a bicicleta  ou a carona solidária reduzindo assim a circulação de veículos no trânsito e auxiliando no combate a poluição por gás carbônico. Se não houver ciclovias ou transporte público adequado, cobre os seus representantes políticos para que as construam.


Para evitarmos o desperdício de água podemos usar a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa; desligar o chuveiro para se ensaboar e reabrir na hora de  enxaguar, evitar banhos demorados porque um chuveiro aberto durante 15 minutos gasta em média 60 litros de água; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; antes de lavar a louça remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, abrindo-a apenas para o enxágue; evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas; molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer evitando a evaporação rápida da água.


Para reduzirmos o consumo de energia elétrica que nos países em desenvolvimento, cresce muito mais que em países desenvolvidos é necessário que a população economize a energia consumida diariamente, reduzindo assim o risco de apagão. Como dicas básicas para economizar energia elétrica em residências, podemos citar o uso de lâmpadas mais econômicas; manter os lustres e globos transparentes bem limpos, não gastando energia à toa; não deixar as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém; manter limpos os filtros dos condicionadores de ar e evitar deixar o aparelho ligado quando o ambiente estiver desocupado; não instalar fogão e geladeira lado a lado, pois um atrapalha o desempenho do outro; evitar usar equipamentos de alto consumo, como o ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico.


Quando falamos sobre redução da emissão de poluentes, não podemos deixar de fora a reciclagem de resíduos sólidos que é segundo especialistas uma das atitudes que mais poupa o meio ambiente de danos, alguns dos quais irreversíveis. Reciclar denota transformar algo utilizado em um novo material pronto para o consumo. Segundo estudos, mais de 90% do lixo produzido no mundo é passível de reciclagem, que é importante para diminuir os impactos na natureza, bem como reduzir os custos em todos os aspectos para a sociedade, sem contar que o processo também acaba gerando empregos, seja direta ou indiretamente.

Todavia, a sociedade ainda tem certa dificuldade em reciclar o lixo de uma forma prática e eficiente, seja porque os governos não oferecem os meios necessários para que isto ocorra, ou pelo descaso da população que não utiliza o sistema adequadamente, por ignorância ou má vontade. O ideal é separar os materiais em sacos plásticos distintos,  separando o lixo orgânico, do lixo seco e dos materiais perigosos. Sendo que para a engrenagem funcionar perfeitamente, o governo deve providenciar a coleta adequada dos materiais separados, porque não adianta nada fazermos a separação dos resíduos sólidos se os mesmos não tiverem uma coleta e um destino final adequados.


Esses são só alguns exemplos simples e práticos de Atitudes Sustentáveis, mas que podem ajudar significativamente na preservação do meio ambiente, tanto para nós como para as futuras gerações que estão por vir.

Luís Fernando Bruno

2013

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Build, a Verdadeira História do Melô do Papel!







Quantas lembranças, recordações dos inesquecíveis anos 80. São vários temas, muitas histórias a serem contadas em uma década marcada por uma série de revoluções, entre elas as políticas, sociais, esportivas e culturais.

Mas hoje, lendo várias postagens aqui na internet, resolvi escrever mais particularmente sobre uma banda inglesa que fez sucesso em todo mundo em meados dos anos 80, principalmente aqui no Brasil,  com os hits "Caravan of Love" e "Build". O nome da banda era The Housemartins e foi formada em 1983 na cidade inglesa de Hull. Os integrantes originais eram o guitarrista e vocalista Paul Heaton, o guitarrista Stan Cullimore, o baixista Ted Key e o baterista Hugh Whitaker. Se autodenominaram ironicamente como a "quarta melhor banda de Hull". Apesar da brincadeira e modéstia, foram verdadeiros mestres em compor grandes canções. Durante a trajetória da banda, Ted foi substituído por Norman Cook e Hugh deixou a bateria para Dave Hemingway.

No Brasil, uma canção de nome Build lançada pela banda no álbum The People Who Grinned Themselves to Death, teve um enorme sucesso e ficou conhecida como Melô do papel, devido ao seu refrão ba-ba-ba-ba-build, pois a pronúncia das palavras ba e build juntas soa semelhante à da palavra papel.

Um fato interessante sobre a música que ainda hoje é muito tocada, seja em formaturas, festa de debutantes ou casamentos é que ela não é uma música romântica como muitos pensam e sim uma forma de criticar às construtoras que compravam áreas urbanas degradadas e antigas na Inglaterra e derrubavam tudo pra construir prédios novos. Tirando várias famílias do lugar onde haviam nascido e crescido. A letra pode até conter uns toques de romantismo, mas não no sentido de amor entre pessoas, apenas de saudosismo dos habitantes pelo local onde moravam.

Não tem nada de romântico? Sim, não ou talvez. Mas, isto não importa. Build é uma linda música que marcou toda uma geração, sendo um sucesso até os dias atuais.



Assista ao clipe da música Build do The Housemartins.




Letra

Build
The Housemartins

Clambering men in big bad boots
Dug up my den, dug up my roots
Treated us like plasticine town
They built us up and knocked us down

From Meccano to Legoland
Here they come with a brick in their hand
Men with heads filled up with sand
It's build

It's build a house where we can stay
Add a new bit everyday
It's build a road for us to cross
Build us lots and lots and lots and lots and lots

Whistling men in yellow vans
They came and drew us diagrams
Showed us how it all worked it out
And wrote it down in case of doubt

Slow, slow, quick, quick, quick
It's wall to wall and brick to brick
They work so fast it makes you sick
It's build

It's build a house where we can stay
Add a new bit everyday
It's build a road for us to cross
Build us lots and lots and lots and lots and lots

It's build

Down with sticks and up with bricks
In with boots and up with roots
It's in with suits and new recruits

It's build


Tradução

Construir

Escaladores em grandes botas más
Desenterraram o meu recanto, desenterraram as minhas raízes
Trataram-nos como uma cidade de plasticina
Eles nos reconstruíram e nos derrubaram

De Mecanno a Legolândia
Eles vêm com um tijolo em suas mãos
Homens com a cabeça cheia de areia
Isto é construir

É construir uma casa onde nós possamos ficar
Colocar um novo pedacinho a cada dia
É construir uma estrada para que nós cruzemos
Construa muitas e muitas e muitas

Homens assobiando em camionetes amarelas
Eles podem e nos desenham diagramas
Mostrando-nos como tudo funcionava
E anotaram em caso de dúvida

Lento, Lento, rápido, rápido, rápido
É parede por parede e tijolo por tijolo
Trabalham tão rápido que isto te deixa doente
Isto é contruir

Para baixo com os bastões, acima com os tijolos
Entrem com carregadores, subam com as raízes
Estão dentro com ternos e novos recrutas
Isto é contruir


(Fonte: Internet)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

El Poder de la Amistad!





Hoy estoy aquí para darte las gracias por tu amistad verdadera y desinteresada, algo que hoy día se puede considerar un regalo de Dios.
Disfrutamos de muchas cosas comunes y muchos momentos divertidos y agradables. En situaciones difíciles de tristeza y frustración, cuando lágrimas caen, siempre me animas. Sé que puedo contar con tu ayuda y viceversa también es verdad.


Nuestra amistad es un don precioso, aunque incluso tengamos sueños, esperanzas y ambiciones diferentes, nos animamos a buscar el éxito y la felicidad.
Doy gracias a Dios por haber encontrado en el camino de la vida de un amigo tan especial, que me hizo creer en un mundo donde todavía hay buena gente dispuesta a ayudar sin pedir nada a cambio.


Es imposible vivir la vida sin tener por lo menos un amigo de verdad. Por lo tanto, espero de todo corazón que nuestra amistad sea eterna, tanto en los momentos alegres, felices, como en los tristes y oscuros.
Incluso si algún día nuestros caminos se separan, la luz de nuestra amistad es como una estrella guía para alumbrar nuestro camino hacia la felicidad.

Gracias por tu amistad, mi gran amigo!


(Corrección ortográfica: Romina Vicensini)

Luís Fernando Bruno

2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Menina e seus Cavalos!



                        (Fotografia: Gabriela Bardini)


Desde pequena, incentivada que foi pelos pais, ela aprendeu a admirar e gostar dos animais, principalmente dos cavalos.


       (Fotografia: Gabriela Bardini)

Sempre que visitava o sítio da família, na área rural ao redor da cidade, divertia-se muito fazendo travessuras com seus amigos animais.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Infelizmente, um dia veio à morte, um momento de tristeza, um de seus amigos teve que partir.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Porém, o tempo não para, a vida continua e novos amigos têm que vir. Nunca se esquecendo dos antigos, mas outros também merecem dar e receber amor.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Com o passar do tempo, enquanto ela crescia a sua admiração pelos cavalos só fez aumentar.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Amigo inseparável de aventuras divertidas queria que fosse eterno o sentimento que sentia.


(Fotografia: Gabriela Bardini)
  
Galopador, corajoso, robusto e forte fez parte de suas farras e travessuras. Como é bom se divertir.

(Fotografia: Gabriela Bardini)

Na adolescência, momentos de mudança, ele sempre estava lá, ajudando a relaxar.

(Fotografia: Gabriela Bardini)

Uma fase em que novas histórias precisam ser escritas, uma nova etapa na sua vida, com um amigo sempre ao lado.

(Fotografia: Gabriela Bardini)

Naquele momento em que cavalgar esquecer tudo era a melhor coisa a fazer.

(Fotografia: Gabriela Bardini)

 E hoje em dia já crescida, a pequena menina tímida é uma linda jovem.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Só uma coisa não muda o seu grande coração bondoso e seu amor pelos cavalos.


(Fotografia: Gabriela Bardini)

Ainda bem que existem pessoas assim no mundo, que entendem e amam os animais, seres vivos como nós.

Luís Fernando Bruno                                            
2013    

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Força da Amizade!









A amizade verdadeira e desinteressada é muito rara nos dias atuais. Amigos sinceros e leais devem ser  considerados um presente de Deus. Partilhamos com eles de muitos gostos semelhantes, compartilhando momentos divertidos e agradáveis. Nas situações difíceis de tristeza e frustração, quando as lágrimas caem, eles nos encorajam. Sabemos poder contar com a sua ajuda para todas as ocasiões e a recíproca também é verdadeira.

A amizade é um dom precioso e não importa que os sonhos, desejos, objetivos e ambições sejam diferentes porque amigos de verdade caminham sempre juntos em busca do sucesso e da felicidade. Agradeçamos a Deus por termos encontrado amigos na caminhada da vida, sendo alguns deles muito especiais, nos fazendo acreditar em um mundo onde ainda há pessoas boas, dispostas a ajudar sem pedir nada em troca.

É impossível viver a vida sem ter ao menos um amigo verdadeiro. Então, espero do fundo do coração que nossa amizade seja eterna, tanto nos dias de alegria, como também nos de tristeza. E mesmo se um dia os nossos caminhos se separarem, que a nossa amizade seja como a luz de uma estrela a nos guiar rumo à felicidade.

Obrigado por sua amizade, meu grande amigo!

Luís Fernando Bruno                                             
2013